A EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO NORDESTE DO BRASIL (2008-2017) E SUA ARTICULAÇÃO COM AS METAS 13 E 14 DO PNE

  • Gilneide Maria de Oliveira Lobo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Alda Maria Duarte Araújo Castro Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O presente texto tem como objetivo analisar a expansão e a interiorização da pós-graduação stricto sensu na Região Nordeste do Brasil, tomando como referência o número de programas de mestrado e doutorado, de matrículas e titulações efetivadas entre 2008 e 2017, e sua relação com o cumprimento das metas 13 e 14 do PNE 2014-2024. O trabalho é um recorte do Projeto Integrado de Pesquisa “Expansão e qualidade da educação superior no contexto do Plano Nacional de Educação (2014-2024): tensões, limites e perspectivas”, financiado pelo CNPq, UFG/UFRN. Para isso, utilizaram-se dados estatísticos do GEOCAPES, do Censo da Educação Superior (2017) e do Relatório do 2º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação (2018). O estudo revela que, no período de 2008 a 2017, as políticas de expansão e interiorização da pós-graduação stricto sensu promoveram um processo de desconcentração dos programas de pós-graduação stricto sensu, o que favoreceu o crescimento significativo da quantidade de programas e a ampliação das matrículas na região Nordeste do país.

Biografia do Autor

Alda Maria Duarte Araújo Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1977), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós Doutorado na Universidade de Coimbra. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de formação de professores, políticas de educação a distância e de educação superior. Exerceu a função de Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte de 2012 a 2015. Pesquisadora integrante da Rede Universitas/Br .

Publicado
2020-11-20
Seção
Dossiê: Políticas para educação superior e Plano Nacional de Educação