A EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO NORDESTE DO BRASIL (2008-2017) E SUA ARTICULAÇÃO COM AS METAS 13 E 14 DO PNE
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v12i0.9742Resumo
O presente texto tem como objetivo analisar a expansão e a interiorização da pós-graduação stricto sensu na Região Nordeste do Brasil, tomando como referência o número de programas de mestrado e doutorado, de matrículas e titulações efetivadas entre 2008 e 2017, e sua relação com o cumprimento das metas 13 e 14 do PNE 2014-2024. O trabalho é um recorte do Projeto Integrado de Pesquisa “Expansão e qualidade da educação superior no contexto do Plano Nacional de Educação (2014-2024): tensões, limites e perspectivas”, financiado pelo CNPq, UFG/UFRN. Para isso, utilizaram-se dados estatísticos do GEOCAPES, do Censo da Educação Superior (2017) e do Relatório do 2º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação (2018). O estudo revela que, no período de 2008 a 2017, as políticas de expansão e interiorização da pós-graduação stricto sensu promoveram um processo de desconcentração dos programas de pós-graduação stricto sensu, o que favoreceu o crescimento significativo da quantidade de programas e a ampliação das matrículas na região Nordeste do país.
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