O CONTEÚDO DE FÓSSEIS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II EM ANÁPOLIS / GO: CONCEPÇÕES E ABORDAGENS
Palavras-chave:
Ensino de Paleontologia. Livros didáticos. Escolas públicas. Parâmetros Curriculares Nacionais.Resumo
Estudos sobre o conteúdo de fósseis (ensino de Paleontologia / Ensino Fundamental II) em escolas públicas no país ainda são incipientes. Esse referido conteúdo merece importância e deve estar amparado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, especialmente com o vínculo aos três eixos (Vida e Ambiente, Tecnologia e Sociedade, Terra e Universo). A pesquisa tem um caráter qualitativo e foi realizada no 1º semestre de 2016 em duas escolas públicas estaduais de Anápolis / GO, onde foram aplicados questionários mistos (questões discursivas e objetivas) aos 124 alunos e duas professoras. Também contou com uma leitura e análise acuradas dos PCN, dos livros didáticos de Ciências do 6º e 9º anos no que tange o conteúdo paleontológico e dos referidos questionários. Objetivamente, buscou-se mapear as concepções e as abordagens dadas tanto por alunos como pelas professoras com relação à temática fóssil. De forma bem sucinta, conclui-se que as abordagens e as concepções mostraram a importância do conteúdo de fósseis, que as professoras devem buscar um aprimoramento para transpor as barreiras da Paleontologia, da Geografia e da Geologia e conduzir os alunos de maneira que se tornem parceiros no desenvolvimento das aulas e que seja uma atividade prazerosa.
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