FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PRÉ-SERVIÇO: O FAZER DOCENTE NA OFERTA DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS

Autores

Palavras-chave:

Formação docente. Língua Estrangeira. Língua inglesa para crianças.

Resumo

O ensino da Língua Inglesa para crianças tem se transformado em uma tendência global, entretanto, os docentes carecem de uma formação adequada para atuarem com esta clientela. Pensando em seus acadêmicos e na sociedade, a Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Sinop, oferece a disciplina Metodologia do Ensino de Língua Inglesa para Crianças (MELIC) no Curso de Letras. Este trabalho tem como objetivo descrever como ocorre a formação docente de Língua Inglesa para crianças na referida Universidade. É um estudo qualitativo-interpretativista realizado com 14 acadêmicos do Curso de Letras que cursaram a disciplina no primeiro semestre de 2015, primeira vez em que foi ofertada na matriz. O desenvolvimento da investigação contou com auxílio de questionário, observação participante, plano de ensino da disciplina, texto reflexivo dos discentes, diário de campo e proposta curricular do Curso de Letras. Busca-se investigar qual é a formação teórico-metodológica ofertada ao professor de Letras em pré-serviço na disciplina MELIC, para atuar no ensino deste público específico. Para tanto, os pressupostos teóricos estão voltados para o desenvolvimento infantil com base na perspectiva sociointeracionista, para a aprendizagem de uma língua estrangeira na infância e para a formação do professor de línguas para atuar com o público infantil. Os resultados mostram que o professor precisa conhecer as necessidades, capacidades, habilidades e como ocorre o desenvolvimento e comportamento de cada faixa etária da criança. Também mostram a importância da disciplina para a formação docente como um diferencial, pois o professor de Letras desenvolve conhecimentos para ensinar crianças.

Biografia do Autor

  • Aline Schmidt de Lima, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Graduada em Letras, bolsista de Iniciação Científica CNPq.
  • Leandra Ines Seganfredo Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Graduada em Pedagogia (UNEMAT), mestre em Estudos de Linguagem (UFMT), doutora em Estudos Linguísticos (UNESP/IBILCE) e pós-doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC/SP). É professora adjunta na UNEMAT/Sinop, na área de Metodologia do Ensino. Professora permanente dos Programas de Mestrado Acadêmico em Letras e PROFLETRAS (UNEMAT). 

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Publicado

2018-02-19

Edição

Seção

Dossiê Ensino e Formação de professores de Línguas Estrangeiras para Crianças