INCLUSÃO ESCOLAR: OS DESAFIOS DE ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL EM SEU PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

  • Gabrielle Cristina Sanchez Universidade Federal de São Carlos
  • Rita de Cássia Gomes de Oliveira Almeida Universidade Federal de São Carlos
  • Adriana Garcia Gonçalves Universidade Estadual de São Paulo (UNESP)
Palavras-chave: Educação Especial, Paralisia Cerebral, Escolarização, Tecnologia Assistiva.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo abordar os desafios que os alunos público alvo da educação especial, entre eles, alunos com Paralisia Cerebral encontram em seu processo de escolarização. No que se refere aos alunos com deficiência, serão evidenciados os alunos que apresentam deficiência física com diagnóstico clínico de paralisia cerebral, destacando elementos sobre as particularidades que este alunado apresenta. Foi possível concluir que, o processo de avaliação é de extrema relevância para identificar as demandas funcionais do aluno com Paralisia Cerebral e que recursos de Tecnologia Assistiva representam um meio para proporcionar maior independência e autonomia do aluno na escola e, assim, promover e garantir o acesso do aluno aos conteúdos escolares.

Biografia do Autor

Gabrielle Cristina Sanchez, Universidade Federal de São Carlos
Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Unifafibe – Bebedouro e Mestranda em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos – Ufscar.
Rita de Cássia Gomes de Oliveira Almeida, Universidade Federal de São Carlos

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial – PPGEEs da Universidade Federal de São Carlos – Ufscar, ritagomesoliveiraalmeida@gmail.com.

Adriana Garcia Gonçalves, Universidade Estadual de São Paulo (UNESP)
Doutora em Educação pela UNESP, campus de Marília, Docente do Departamento de Psicologia – Dpsi, curso de Licenciatura em Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial – PPGEEs da Universidade Federal de São Carlos – Ufscar.
Publicado
2017-06-13