DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO SOBRE TEORIA E PRÁTICA - TEACHING IN HIGHER EDUCATION: A REFLECTION ON THE THEORY AND PRACTICE

  • Maria Sheleide Alves de Oliveira Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
Palavras-chave: Palavras-chave, Didática. Ensino. Aprendizagem. Professor. Aluno. - Keywords, Teaching. Learning. Professor. Student.

Resumo

Resumo: O presente artigo tem por finalidade promover uma reflexão
acerca da Didática no ensino superior tratando, especificamente, dos seus
elementos constitutivos, relacionando-os com a prática pedagógica do
professor universitário. Esta é uma pesquisa bibliográfica com base em
leituras diversas, resumos e a experiência adquirida nas salas de aula da
universidade. Espera-se que este seja um referencial teórico para reflexão
das práticas docentes adotadas no cotidiano da universidade.


Palavras-chave: Didática. Ensino. Aprendizagem. Professor. Aluno.


Abstract: This article aims at promoting a reflection on the curriculum in
Higher Education highlighting, specifically, its constituent elements, linking
them with the teaching practice of university professor. This is a literature
bibliographic research based on various readings, abstracts and the
experience in university classrooms. It is hoped that it will be a theoretical
framework for reflection of teaching practices adopted in everyday
university.


Keywords: Teaching. Learning. Professor. Student.

Biografia do Autor

Maria Sheleide Alves de Oliveira, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
Graduada em Pedagogia/Universidade Federal do Pará - UFPA/Campus Altamira; Pós-Graduada (Especialista)
em Metodologia do Ensino na Educação Superior, pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER.
Acadêmica do Curso de Graduação em Computação pelo IFPA/Campus Altamira. Atua como professora de
Informática Educativa na Rede Pública Municipal de Ensino Fundamental; Ministra aulas no Ensino Médio e no Ensino Superior (Curso de Pedagogia).
Seção
Tema livre