ESTUDO PRAGMÁTICO: A TEORIA DA RELEVÂNCIA NO PROCESSO COMUNICATIVO - A PRAGMATIC STUDY: THE RELEVANCE THEORY IN THE COMMUTICATIVE PROCESS

Autores

  • Maria de Lurdes Nazário Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Palavras-chave, Pragmática. Relevância. Tira. - Keywords, Pragmatics. Relevance. Comic Strips.

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta e discute a Teoria da Relevância (SPERBER;
WILSON, 1995), um modelo de comunicação e cognição humana, que se
propõe a explicar como a informação é mentalmente representada e
inferencialmente processada em situações comunicativas intencionais. Tal
teoria demonstra ser um modelo capaz de elucidar como o ser humano
comunica ideias explícitas e implícitas. Faz-se uma análise de duas tiras a
partir desse modelo, demonstrando como se dá o processo de comunicação.


Palavras-chave: Pragmática. Relevância. Tira.


Abstract: This article presents and discusses the Relevance Theory
(SPERBER; WILSON, 1995), a human communication and cognition model
that proposes to explain how information is mentally represented and
inferentially processed in intentional communicative situations. Such theory
seems to be a model capable of elucidating how human beings communicate
explicit and implicit ideas. An analysis of two comic strips is made from this
pragmatic approach, demonstrating how the communication process takes
place.


Keywords: Pragmatics. Relevance. Comic Strips.

Biografia do Autor

  • Maria de Lurdes Nazário, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Mestre em Letras e Linguística (UFG). Professora da UEG de Itapuranga.

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