A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Graziella Pereira Vieira Pereira Vieira Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
  • Marlene Barbosa de Freitas Reis de Freitas Reis Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Palavras-chave, Formação de professores – relação teoria e prática – pedagogia

Resumo

Resumo: Dentro do contexto histórico e legal percebe-se que a formação de professores nunca foi muito valorizada no Brasil. Analisando seus registros históricos são encontrados vários problemas com a essência de se formar professor de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, até porque por muito tempo não se fez necessário sequer uma formação mínima para lecionar para esses segmentos. Na tentativa de regularizar tal situação a LDB 9.394/96 determina como formação mínima para atuar na Educação Básica a ofertada em nível médio, a fim de garantir que nenhum profissional sem qualificação possa exercer a função docente. Porém até hoje não se tem bem definido ainda a especificidade de se formar pedagogo. Muitos ainda acreditam que é possível exercer a função docente dissociando os conhecimentos teóricos da atuação em campo de trabalho. Para se formar professor e exercer a função docente na educação infantil e nos anos iniciais é preciso fundir a teoria aprendida com a prática que será exercida. Teoria e prática devem andar juntas durante a formação do professor, pois não há como prepará-lo para inferir em seus alunos conhecimentos interligados as ações cotidianas se ele é formado num curso onde as teorias do conhecimento se encontram totalmente desvinculadas de suas práticas. Sendo assim o presente artigo vem defender uma formação para professores onde teoria e prática se constituem como duas vertentes indissociáveis que caminham juntas durante a formação levando os graduandos a refletirem sobre a prática desde o primeiro dia de aula.

 

Palavras-chave: Formação de professores – relação teoria e prática – pedagogia

 

Biografia do Autor

  • Graziella Pereira Vieira Pereira Vieira, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

    Pedagoga pela Faculdade Padrão. Especialista em Docência Universitária pela UEG. Coordenadora Pedagógica na rede Municipal de Educação de Goiânia. Diretora na rede particular de ensino. e-mail: grasipereira12@hotmail.com

  • Marlene Barbosa de Freitas Reis de Freitas Reis, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

    Pedagoga pela UFG. Especialista em Planejamento Educacional pela Salgado de Oliveira. Mestre em Educação pela Universidad de Havana - Cuba. Doutoranda em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ/UEG. Professora efetiva de Estágio no curso de Pedagogia da UEG – Inhumas.  e-mail: marlenebfreis@hotmail.com

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Publicado

2014-08-15

Edição

Seção

Tema livre