A TÉCNICA DELPHI COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE DA QUALIDADE NA EAD: EXPERIÊNCIA NA REGIÃO CENTRO-OESTE BRASILEIRA
Palavras-chave:
Educação a Distância., Técnica Delphi. , Qualidade na EaD., Educação Superior., Pesquisa Colaborativa.Resumo
A Educação a Distância (EaD) se consolidou no Brasil como uma alternativa para a democratização do acesso à Educação Superior, especialmente em regiões geográficas afastadas dos grandes centros urbanos. Neste artigo, analisa-se a compreensão de especialistas da região Centro-Oeste sobre a EaD, com ênfase nos elementos que qualificam sua oferta, a partir da aplicação da técnica Delphi. A investigação integra uma pesquisa interinstitucional que visa construir um indicador de qualidade socialmente referenciado para a modalidade. A técnica Delphi foi aplicada em duas rodadas, envolvendo especialistas de instituições públicas localizadas em diferentes regiões do Brasil, além de representantes de instituições internacionais. Esse processo possibilitou o refinamento de conceitos relacionados à EaD, qualidade e estrutura organizacional. Os resultados obtidos, com ênfase na região Centro-Oeste, destacam para a importância da mediação docente qualificada, da infraestrutura institucional e da gestão comprometida com os princípios da inclusão e da equidade. Além disso, o estudo revela tensões entre concepções pedagógicas e os mecanismos regulatórios em vigor. O artigo também propõe uma reflexão crítica sobre o uso da técnica Delphi em pesquisas educacionais colaborativas, destacando seu potencial metodológico e os desafios envolvidos em processos de escuta especializada.
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