EXPERIÊNCIAS DO PIBID EM GEOGRAFIA PELA UEG DE 2020 A 2022: DESAFIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.12486Resumo
O presente texto apresenta os resultados obtidos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), de outubro de 2020 a outubro de 2021, vinculado ao curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Cora Coralina, e desenvolvido no Colégio Estadual Rui Barbosa, na cidade de Inhumas (GO). O projeto está em andamento, previsto para encerrar em março de 2022, e tem como objetivo analisar o componente curricular de Geografia da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do ensino fundamental, refletindo sobre o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem, com foco em competências e habilidades. Compuseram os procedimentos metodológicos: entrevista com a supervisora da escola campo, pibidianos graduandos em geografia e aplicação de questionário para os estudantes do ensino fundamental (anos finais) da escola campo. Ao todo, 24 estudantes o responderam, o que contribuiu para reflexões aqui apresentadas. No decorrer do desenvolvimento do projeto foi possível ainda pensar sobre o papel do (a) professor(a) de geografia no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo, em contexto de pandemia, que reorganizou a educação no Brasil e no mundo. Autores como Cavalcanti (2012); Alves (2021); Gauthier (1998), entre outros, foram fundamentais para construção do texto.
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