A PROPOSTA FORMATIVA DO CLUBE DE MATEMÁTICA VISTA A PARTIR DO PLANEJAMENTO DE UMA SDA PARA O CONCEITO DE EQUAÇÃO
Palavras-chave:
Formação de Professores, História Virtual, Clube de Matemática, EquaçãoResumo
O artigo resulta de uma investigação com professores de Matemática em formação inicial participantes do Clube de Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Campus Sudoeste – Sede Quirinópolis, durante o planejamento de uma situação desencadeadora da aprendizagem no formato de história virtual do conceito alicerçada no movimento lógico-histórico do conceito de equação. Destaca-se como objetivo principal: compreender como o planejamento dessa SDA contribuiu para a formação dos futuros professores de Matemática envolvidos no projeto. Assim, a questão problematizadora é quais os sinais das contribuições do planejamento de uma SDA acerca do conceito de equações no contexto formativo do CluMat para a formação dos futuros professores de Matemática? Na busca de respostas realizamos um experimento formativo com os clubistas. Concernente a tais escolhas a estrutura de análise é composta de unidade, cenas e flashes. Os resultados dão indícios de que a interface entre a proposta formativa ofertada no clube de matemática e a organização do ensino do conceito de equação a partir de uma SDA firmada no movimento lógico-histórico possibilitou a interconexão do conhecimento matemático com a produção de conhecimento humano, conferindo-lhe o caráter formativo do sujeito.