A PROPOSTA FORMATIVA DO CLUBE DE MATEMÁTICA VISTA A PARTIR DO PLANEJAMENTO DE UMA SDA PARA O CONCEITO DE EQUAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, História Virtual, Clube de Matemática, Equação

Resumo

O artigo resulta de uma investigação com professores de Matemática em formação inicial participantes do Clube de Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Campus Sudoeste – Sede Quirinópolis, durante o planejamento de uma situação desencadeadora da aprendizagem no formato de história virtual do conceito alicerçada no movimento lógico-histórico do conceito de equação. Destaca-se como objetivo principal: compreender como o planejamento dessa SDA contribuiu para a formação dos futuros professores de Matemática envolvidos no projeto.  Assim, a questão problematizadora é quais os sinais das contribuições do planejamento de uma SDA acerca do conceito de equações no contexto formativo do CluMat para a formação dos futuros professores de Matemática? Na busca de respostas realizamos um experimento formativo com os clubistas.  Concernente a tais escolhas a estrutura de análise é composta de unidade, cenas e flashes. Os resultados dão indícios de que a interface entre a proposta formativa ofertada no clube de matemática e a organização do ensino do conceito de equação a partir de uma SDA firmada no movimento lógico-histórico possibilitou a interconexão do conhecimento matemático com a produção de conhecimento humano, conferindo-lhe o caráter formativo do sujeito.

Biografia do Autor

  • Janine Barbosa Lima Fransolin, Universidade Estadual de Goiás

    Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação de Goiás e professora substituta da Universidade Estadual de Goiás – Campus Sudoeste Sede Quirinópolis. Membro do Clube de Matemática.

  • Lukas Adriel Francisco Alves, Universidade Estadual de Goiás

    Licenciando em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás - Campus Sudoeste Sede Quirinópolis. Membro do Clube de Matemática.

  • Maria Marta da Silva, Universidade Estadual de Goiás
    Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Professora da Universidade Estadual de Goiás – Campus Sudoeste Sede Quirinópolis. Coordenadora do Clube de Matemática
  • Paloma Aparecida Souza do Nascimento, Universidade Federal de Goiás

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Goiás. Membro do Clube de Matemática.

  • Wallace Yamamoto Garcia, Universidade Estadual de Goiás

    Licenciado em Matemática pela Universidade de Uberaba. Membro do Clube de Matemática.

Downloads

Publicado

2022-12-09