CRENÇAS, CONCEPÇÕES E CONHECIMENTO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

  • Angelica Francisca de Araujo
  • António Manuel Águas Borralho
Palavras-chave: crenças, concepções, conhecimento, sistema de crenças, formação de professores

Resumo

Neste estudo, trazemos uma discussão teórica sobre os conceitos de crenças, concepções e saberes do professor e elaboramos uma definição do que é concepção na formação inicial de professores. Refletimos sobre a influência das concepções na formação do futuro professor. O estudo apresentado é uma revisão da literatura. A discussão dos conceitos mostrou que o conhecimento faz parte das crenças do indivíduo, auxiliando na sua elaboração. As crenças são uma parte subdesenvolvida das concepções dos indivíduos. Identificamos que nas concepções elementos de conhecimento e crenças também estão presentes. Definimos as concepções de professores em formação inicial como uma construção que se dá quando se pensa em algo, na elaboração de uma estrutura cognitiva, um levantamento sobre o significado das coisas.

Palavras-chave: crenças; concepções; conhecimento; sistema de crenças; formação de professores.

Publicado
2021-08-02