REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: PERCEPÇÕES DOS DOCENTES

  • Juliana Mereles de Souza UEG
  • Joana Corrêa Goulart
Palavras-chave: Avaliação, Conhecimento, Aprendizagem, LDB, Ensino

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo a avaliação da aprendizagem. Compreende-se que o processo de avaliação sendo uma interposição, fazendo-se presente nas ações de todos educadores. Neste aspecto, faz-se necessário que esse assunto avaliação seja revisado e debatido, para que se possa aprofundar cada vez mais nessa temática. Tem como objetivo identificar as percepções de educadores sobre aspectos relacionados à avaliação da aprendizagem. A pesquisa se efetivou por meio de estudo bibliográfico e com aplicação de questionários a professores da educação básica que atuam em escolas na cidade de Quirinópolis-GO. Percebe-se que a avaliação implica uma reflexão crítica sobre a prática do professor no sentido de captar seus progressos e possibilitar tomadas de decisões, acompanhando o aluno em seu processo de crescimento. Na esfera escolar, deve ser realizada como um mecanismo de contribuição para a construção do conhecimento, cumprindo o seu papel fundamental, que é o de auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem. A análise dos dados obtidos na pesquisa proporcionou reflexão para melhoria no processo de avaliação da aprendizagem. Evidenciou-se que há a necessidade de elaborar um projeto de intervenção para trabalhar a avaliação na aprendizagem com os professores. Visto que um grande percentual está iniciando a prática docente, considerados novos no tempo de profissão. Depois da investigação do objeto de pesquisa, pode-se concluir que há entre os professores uma prática avaliativa que não condiz com as teorias dos estudiosos sobre avaliação. Conjeturar a ação pedagógica assim como a busca da fundamentação teórica e prática devem ser uma constante no trabalho do educador, para que o mesmo possa redimensionar a sua atuação no escopo da melhoria do processo ensino e aprendizagem.

Publicado
2021-12-09
Seção
Artigos