COMO A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PODE SE TORNAR MAIS INCLUSIVA: PERCEPÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR

PERCEPÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR

Autores

Palavras-chave:

Educação Física. Inclusão Escolar. Gestão Escolar.

Resumo

O estudo objetivou analisar as percepções de gestores escolares, da rede de ensino público, de uma cidade da região central do estado do Rio Grande do Sul, sobre como a disciplina de Educação Física na Educação Básica pode se tornar mais inclusiva. A pesquisa foi qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi uma entrevista, tendo as respostas interpretadas pela análise de conteúdo. Participaram dezoito gestores escolares das referidas redes de ensino e cidade. Concluímos que, apesar do respaldo legal, o sistema educacional, até os dias atuais, não se estruturou realmente para o oferecimento de uma educação inclusiva, pois os gestores escolares, que possuem autonomia para organizar, orientar e desenvolver ações inclusivas nas escolas sugerem duas ações bem amplas e complexas para tornar as aulas de EF mais inclusivas.

Biografia do Autor

  • Rodrigo de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

    Licenciado em Educação Física (UNICRUZ); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC); Doutor em Ciências Médicas (UFSC); Professor do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (Mestrado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

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Publicado

2021-10-11

Edição

Seção

Artigos