Os avanços tecnológicos no século XXI: desafios para os professores na sala de aula

Autores

  • Elaine Vieira de Almeida UEG
  • Laiane Lima dos Santos Cantuária UEG
  • Joana Correa Goulart Universidade Estadual de Goiás Orientador(a)

Palavras-chave:

Tecnologias Educacionais. Prática Pedagógica. Formação de Professores.

Resumo

O presente tema foi escolhido para produzir conhecimentos sobre os avanços tecnológicos do século XXI e como os Professores lidam com as tecnologias na educação. Para esta pesquisa definiu-se o objetivo geral de compreender os avanços das tecnologias educacionais nos últimos tempos, bem como a utilização dessas tecnologias na escola. Os objetivos específicos são: Conhecer o histórico e avanços das tecnologias na sociedade; discutir a importância da utilização das tecnologias para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na sala de aula; analisar as condições de trabalho com as tecnologias disponibilizadas aos professores na escola; analisar a importância das tecnologias em tempos de pandemia do Covid 19. Este Trabalho é uma pesquisa exploratória, com os procedimentos do estudo bibliográfico com abordagem qualitativa. Por meio desta pesquisa foi possível perceber a importância das discussões que envolvem Professor/Tecnologias/Alunos, ressaltando que carências ainda existe em muitas instituições e que a utilização das tecnologias ainda é escassa. Percebe-se que o ano de 2020 mudou bastante o pensamento das pessoas, principalmente professores, quanto a eficácia da utilização de tecnologias no sistema educacional, para ministrar aulas.

Biografia do Autor

  • Elaine Vieira de Almeida, UEG

    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (elaine.853@hotmail.com).

  • Laiane Lima dos Santos Cantuária, UEG

    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (layanecantuaria@outlook.com).

Downloads

Publicado

2021-05-03

Edição

Seção

Artigos