O início da docência em educação física: os aspectos positivos e negativos

Palavras-chave: Educação Física. Início da Carreira Docente. Aspectos Positivos. Aspectos Negativos.

Resumo

Este estudo objetivou analisar os aspectos positivos e negativos no início da docência em Educação Física (EF), nas percepções de professores de EF iniciantes na Educação Básica (EB), de uma rede de ensino pública, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi por meio da análise de conteúdo. Participaram cinco professores de EF iniciantes na EB. Concluímos que o início da carreira foi gerador de aspectos positivos e negativos, sendo a existência de aspectos negativos em maior quantidade do que os aspectos positivos.

Biografia do Autor

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Licenciado em Educação Física (UNICRUZ); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC); Doutor em Ciências Médicas (UFSC); Professor do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (Mestrado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Publicado
2021-04-26
Seção
Artigos