A importância da participação da família no processo de ensino- aprendizagem da criança

Autores

  • Mayla Regina Vilela Resende Brito
  • Suelen Conceição Silva Brito
  • Gilson Xavier de Azevedo

Palavras-chave:

Família. Escola. Educação.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral demonstrar a importância da participação da família e da escola no processo de ensino-aprendizagem da criança. Busca-se ainda, esclarecer o conceito de ensino-aprendizagem na infância; demonstrar os conceitos de família na sociedade moderna; apresentar as principais vantagens da participação da família e da escola no processo de ensino-aprendizagem da criança. O tema em questão se justifica por ser de grande importância social uma vez que a integração dos pais dos alunos no processo de educação escolar beneficia toda a sociedade, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento intelectual da criança quanto ao seu bom relacionamento familiar. Para a presente pesquisa levantou-se a seguinte questão de problematização: qual a importância da participação dos pais, familiares e da escola no processo de ensino-aprendizagem das crianças e seus impactos? Para a presente pesquisa foram levantadas as seguintes hipóteses: a participação dos familiares na vida escolar da criança, em todos os âmbitos contribui para seu processo de aprendizagem e desenvolvimento intelectual. Verifica-se ainda se cabe à escola e ao Estado promoverem a interação entre pais e alunos em suas atividades que proporcionem a participação da família no ambiente escolar. A metodologia exploratória de caráter bibliográfico. Espera-se por resultado a ampliação do debate acadêmico entorno do tema em questão.

Biografia do Autor

  • Mayla Regina Vilela Resende Brito

    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás 2020 (mayla-regina@hotmail.com).

  • Suelen Conceição Silva Brito

    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás 2020 (suelencsbrito@gmail.com).

  • Gilson Xavier de Azevedo
    Doutorando em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2016-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (FAETEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012) e Filosofia Clínica (Inst. Packter/PUC, 2013). Professor Titular de Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006); Ex-Coordenador do curso de Pedagogia da UEG Quirinópolis (2011-12); Professor convidado da UNIUBE em Quirinópolis; Professor de Filosofia e Sociologia da rede particular também em Quirinópolis; Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (Concurso 2013-14); Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas (gilsoneduc@yahoo.com.br).

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Publicado

2021-06-15

Edição

Seção

Artigos