Chamada 01/2021 - Dossiê

2021-10-26

A contemporaneidade revela um cenário de acirramento dos conflitos políticos, jurídicos, sociais e ambientais, num contexto de sucessivas investidas contra direitos conquistados por pessoas e grupos étnica-racialmente diferenciados. O contexto de expansão do neoliberalismo globalizado, em conjunto com o crescimento de discursos e de políticas nacionalistas, é elemento crucial para o entendimento das atuais causas de ameaça e ataque a minorias sociais, especialmente no Brasil. O anseio voraz do capital organizado sobre o solo e os recursos naturais existentes nos territórios ocupados historicamente pelos povos indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais produz um vigoroso embate sociopolítico na atualidade, não somente pela defesa dos seus direitos, mas igualmente pela existência coletiva de tais povos e da natureza. Ante o referido cenário, o dossiê abre espaço para receber trabalhos cuja temática aborde a luta e a resistência contemporânea de povos indígenas, comunidades quilombolas e outros povos e comunidades tradicionais, pelos seus territórios e por seus direitos e acesso às políticas públicas, frente às investidas dos grupos hegemônicos no Brasil e no mundo. Terão tramitação e avaliação prioritária os artigos produzidos por intelectuais orgânicas/os indígenas, quilombolas, extrativistas, ribeirinhos, entre outros povos e comunidades tradicionais, ainda que em coautoria com outras/os pesquisadoras/es acadêmicas/os, sendo incentivado o envio de relatos de casos e de experiências empíricas.

Instruções para autores:

  • Este volume irá contar com 8 a 10 artigos, seguindo as regras da revista;
  • O trâmite da revista segue o fluxo comum: Submissão do artigo, que será enviado a um dos editores convidados para deliberação sobre a pertinência ao Dossiê, seguindo a avaliação duplo cega de pareceristas da revista (que podem ser indicados pelos editores convidados) e editoração;
  • Prazo para recebimento de artigos: até 28/02/2021.

Observação: Em caso de aprovação de mais artigos do que o suficiente para uma edição, os Editores deliberarão sobre um novo Dossiê ou formas de aproveitar os trabalhos.

  

Gratxs pelo aceite do convite em contribuir com a nossa revista,

Editorxs da ReDiS


Chamada_02.png