ANÁLISE ANTROPOMÉTRICA DOS PÉS DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR

Autores

  • Fernando Sérgio Silva Barbosa Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus de Ariquemes
  • Clara Tomé Vieira Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Ariquemes, RO

Palavras-chave:

Biomecânica Antropometria Pé Chato

Resumo

O objetivo do presente estudo foi realizar a análise antropométrica dos pés de crianças com 6, 8 e 10 anos de idade para verificar a qualidade da formação do arco longitudinal medial (ALM). Foram utilizados um pedígrafo para avaliar o tipo de pé, teste de força muscular e testes ortopédicos especiais para o ALM e uma escala para avaliação da dor. Os resultados evidenciaram as seguintes porcentagens relacionadas ao tipo de pé: (1) crianças com 6 anos, bilateralmente – 12,5% cavo, 12,5% plano grau 1, 75% plano grau 2; (2) crianças com 8 anos, pé direito – 55,6% cavo, 44,4% plano grau 2, pé esquerdo – 32% cavo, 11,2% normal, 44,4% plano grau 2; (3) crianças com 10 anos, pé direito – 32% cavo, 68% plano grau 2, pé esquerdo – 40% cavo, 4% normal, 44% plano grau 1, 12% plano grau 2. No tocante a força muscular, diferenças estatisticamente significantes entre diferentes músculos de um mesmo membro interior, entre músculos localizados do mesmo do lado direito e esquerdo ou ainda entre os músculos de crianças de diferentes faixas etárias não foram encontradas. Nenhuma criança apresentou dor no pé. Investigações adicionais verificando possível relação dos achados deste estudo com o nível de atividade ou sedentarismo dos participantes, índice de massa corpórea, tônus muscular e histórico familiar precisam ser realizadas.

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Biografia do Autor

  • Fernando Sérgio Silva Barbosa, Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus de Ariquemes
    Fisioterapeuta. Mestre em Ciências da Motricidade, Área de Concentração Biomecânica, pela UNESP Campus de Rio Claro

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Publicado

12-11-2013

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

ANÁLISE ANTROPOMÉTRICA DOS PÉS DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 36–45, 2013. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/1718.. Acesso em: 19 maio. 2024.