Almanaque da Cultura Corporal: o Instagram como ferramenta pedagógica e de divulgação científica no campo da Educação Física

Autores

Palavras-chave:

Redes sociais digitais, Divulgação científica, Ferramenta pedagógica, Cultura corporal

Resumo

O presente estudo busca refletir sobre as possibilidades de uso do Instagram como forma de divulgação científica e de espaço para o fomento à criticidade, a partir da análise do projeto “Almanaque da Cultura Corporal”. Compreendendo as mídias digitais e as novas tecnologias como elementos constituintes da cultura humana, o projeto busca apresentar à comunidade os diversos elementos que compõem a cultura corporal, apresentando sua historicidade e suas principais características, a partir das possibilidades que a plataforma nos oferece para produzir e divulgar os conteúdos. A exposição delineou o seguinte caminho: I) apresentar o objetivo do projeto Almanaque da Cultura Corporal; II) realizar uma descrição das ferramentas da plataforma Instagram; III) descrever o processo de planejamento e criação das publicações; IV) refletir sobre as possibilidades de uso do Instagram como campo de pesquisa e produção de ciência. Ao fim, percebemos que as Redes Sociais Digitais podem contribuir com o processo de divulgação de conteúdo científico e como ferramenta pedagógica no campo da Educação Física quando, transformando o saber elaborado em saber escolar propício para divulgação em espaço virtual, criamos um acervo de material didático e pedagógico para acadêmicos e professores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

22-05-2025

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Almanaque da Cultura Corporal: o Instagram como ferramenta pedagógica e de divulgação científica no campo da Educação Física. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 7, p. e2025005, 2025. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/16134.. Acesso em: 8 jun. 2025.