Os Jogos do Instituto Federal do Ceará (JIFCE) e sua relação com o rendimento acadêmico

Autores

Palavras-chave:

Evento esportivo, Esporte educacional, Estudantes

Resumo

O presente estudo objetiva analisar como os acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE - campus Juazeiro do Norte percebem a influência dos jogos estudantis em seu rendimento acadêmico no curso. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e de campo com aplicação de um questionário aberto com 33 acadêmicos. A técnica de análise utilizada foi a análise de conteúdo. A conscientização e atribuição de valores e de regras devem ser trabalhados, pois não importa apenas desenvolver o aluno como um bom competidor, mas também para o desenvolvimento da cidadania e de interações sociais. Concluímos que os alunos percebem a influência que os jogos manifestam sobre o rendimento acadêmico, os consideram como estímulo ao estudo e aprendizado, permite a interdisciplinaridade e correlações de conhecimentos, apesar de haver uma divergência contida na ideia que essa prática pode desfavorecer o rendimento acadêmico.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

25-03-2025

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Os Jogos do Instituto Federal do Ceará (JIFCE) e sua relação com o rendimento acadêmico. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 7, p. e2025001, 2025. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/15711.. Acesso em: 8 jun. 2025.