Os Jogos do Instituto Federal do Ceará (JIFCE) e sua relação com o rendimento acadêmico
Palavras-chave:
Evento esportivo, Esporte educacional, EstudantesResumo
O presente estudo objetiva analisar como os acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE - campus Juazeiro do Norte percebem a influência dos jogos estudantis em seu rendimento acadêmico no curso. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e de campo com aplicação de um questionário aberto com 33 acadêmicos. A técnica de análise utilizada foi a análise de conteúdo. A conscientização e atribuição de valores e de regras devem ser trabalhados, pois não importa apenas desenvolver o aluno como um bom competidor, mas também para o desenvolvimento da cidadania e de interações sociais. Concluímos que os alunos percebem a influência que os jogos manifestam sobre o rendimento acadêmico, os consideram como estímulo ao estudo e aprendizado, permite a interdisciplinaridade e correlações de conhecimentos, apesar de haver uma divergência contida na ideia que essa prática pode desfavorecer o rendimento acadêmico.