Construção de conhecimento sobre as relações de gênero na Educação Física escolar: análise documental do Blog Dibradoras

Autores

  • Maria Clara Pimenta Campos Instituto Federal de São Paulo
  • Livia Roberta da Silva Velloso Instituto Federal de São Paulo
  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.31668/praxia.v5i0.14196

Palavras-chave:

Relações de gênero, Práticas corporais, Blog Dibradoras, Educação Física escolar

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar as relações de gênero existentes nas práticas corporais, a partir das reportagens publicadas no Blog Dibradoras, na perspectiva de produzir conhecimentos que possam ser problematizados nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Trata-se de pesquisa qualitativa de interpretação de documentos em ambiente virtual online. Foram analisadas as reportagens publicadas no Blog Dibradoras entre os anos de 2020 e 2021 sobre a temática em tela. O material empírico foi submetido à análise temática. Os seguintes temas foram evidenciados no estudo: representatividade feminina no esporte; preconceito social e o descaso com o esporte; impactos da pandemia no esporte feminino; histórias de engajamento feminino no esporte; e assédio contra as mulheres no esporte. Concluímos que as mulheres ainda vivem diversas opressões para garantir a sua representatividade no mundo das práticas corporais, mas com um processo de engajamento coletivo, elas estão ganhando o seu espaço.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

07-12-2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Construção de conhecimento sobre as relações de gênero na Educação Física escolar: análise documental do Blog Dibradoras. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 5, p. e2023007, 2023. DOI: 10.31668/praxia.v5i0.14196. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/14196.. Acesso em: 17 maio. 2024.