A PRESENÇA DAS MÍDIAS (TICs) NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇAO FÍSICA NO RIO GRANDE DO SUL - BRASIL

Autores

  • Marli Hatje UFSM

Palavras-chave:

Educação Física, Escola, Mídia, TICs

Resumo

Este estudo identificou os cursos de Educação Física (Licenciatura e/ou Bacharelado) do Rio Grande do Sul que oferecem disciplinas e/ou atividades envolvendo as mídias/tecnologias como componente curricular, com o objetivo de analisar a importância da temática na formação profissional. Foram considerados os 71 cursos (31 de Bacharelado e 40 de Licenciatura) oferecidos em 25 IES. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram entrevistas via e-mail e telefone, com coordenadores e professores do Curso, e consulta aos sites das IES. Embora pesquisadores e documentos oficiais alertem à importância dos conteúdos à formação inicial dos futuros profissionais, principalmente, aos que terão a escola como campo de atuação, três das cinco IES públicas e seis das 20 privadas oferecem nos PPCs dos cursos de Educação Física disciplinas obrigatórias ou eletivas envolvendo mídias/tecnologias. Os conteúdos são desenvolvidos em 19 disciplinas, em 24% dos cursos de Bacharelado e em 29% dos cursos de Licenciatura. A importância dos conteúdos nos cursos de formação inicial no Estado ainda não é unanimidade por parte de gestores e docentes gaúchos. A pequena flexibilização curricular e a falta de docentes habilitados ou interessados em ministrar os conteúdos são fragilidades a serem superadas.

 

Biografia do Autor

  • Marli Hatje, UFSM
    Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) e Educação Física. Especialista em Comunicação (PUC-RS), mestre (UFSM) e doutora (UFSM) em Ciência do Movimento Humano. Docente Associada III do CEFD/UFSM.

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Publicado

2013-08-24

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A PRESENÇA DAS MÍDIAS (TICs) NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇAO FÍSICA NO RIO GRANDE DO SUL - BRASIL. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 32–54, 2013. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/1408.. Acesso em: 12 maio. 2024.