As aulas de Educação Física escolar durante a pandemia da Covid-19: uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/praxia.v5i0.14033

Palavras-chave:

Pandemia, Covid-19, Educação, Ensino remoto emergencial

Resumo

Investigar como ocorreram as aulas online de Educação Física (EF) durante a pandemia da Covid-19 no Ensino Fundamental e Médio de diversas regiões brasileiras. Metodologia: revisão de escopo, seguindo o protocolo do Instituto Joanna Briggs (JBI). Resultados: as práticas pedagógicas e o método de ensino da EF escolar necessitaram ser adaptadas para o contexto de pandemia que estava vigente, sobretudo com a realização das aulas online. Com isso, perdeu-se a possível interação social, o trabalho em grupo e a realização de experimentos práticos devido a necessidade do ensino remoto. Conclusão: o cenário desnudado pela pandemia foi ineficiente e excludente em relação à inserção de tecnologias educacionais na área pedagógica, na medida em que, alguns casos, além dos alunos, a própria instituição de ensino não tinha condições de ministrar o ensino remoto a contento.

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Publicado

10-08-2023

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

As aulas de Educação Física escolar durante a pandemia da Covid-19: uma revisão de escopo. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 5, p. e2023006, 2023. DOI: 10.31668/praxia.v5i0.14033. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/14033.. Acesso em: 17 maio. 2024.