Motivação e desmotivação dos alunos no Ensino Médio nas aulas de Educação Física: algo mudou na produção científica?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/praxia.v5i0.13987

Palavras-chave:

Educação Física, Desmotivação, Escola, Produção científica

Resumo

Esta revisão bibliográfica objetivou analisar e identificar os aspectos relacionados a desmotivação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física. A coleta de dados foi realizada em seis periódicos da Educação Física e nas bases de dados do Google Acadêmico, Scielo e Bireme, com o recorte temporal de 2000 a 2020. A literatura indica que os principais fatores que podem causar a desmotivação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física estão relacionados com a utilização de conteúdos, abordagens e metodologias pedagógicas que não se diferem nas etapas formativas da educação básica. Geralmente trabalha-se as mesmas atividades, exigências e vivências do ensino fundamental ao médio, com ênfase nos jogos coletivos de competição e a não consideração das questões de gênero. Desenvolver um trabalho coletivo do professor com os pais, atores da escola e toda a comunidade pode auxiliar na minimização do problema.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

10-08-2023

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Motivação e desmotivação dos alunos no Ensino Médio nas aulas de Educação Física: algo mudou na produção científica?. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 5, p. e2023005, 2023. DOI: 10.31668/praxia.v5i0.13987. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/13987.. Acesso em: 20 maio. 2024.