Da inspiração à profissão: compreendendo o processo de construção da docência feminina na Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/praxia.v5i0.13613

Palavras-chave:

Docência feminina, Educação Física escolar, Estudo de caso, Desigualdade de gênero

Resumo

Este estudo tem por objetivo compreender o processo de construção da docência feminina na Educação Física escolar, a partir da trajetória de uma professora do município de Tocantinópolis-TO. A pesquisa possui características de um estudo de caso, com caráter exploratório e uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que a identidade docente se constrói a partir de anseios pessoais e profissionais. Assim, a docência em Educação Física permite problematizar processos históricos e suas representações presentes no contexto escolar, além de construir valores no âmbito profissional. No entanto, apesar dos avanços nas lutas pela ocupação de espaços pelo público feminino, conclui-se que a desigualdade de gênero ainda existe em vários âmbitos, tal como no contexto investigado, apontando para a necessária desconstrução de estereótipos de masculinidade e feminilidade.

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Publicado

12-04-2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Da inspiração à profissão: compreendendo o processo de construção da docência feminina na Educação Física. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 5, p. e2023004, 2023. DOI: 10.31668/praxia.v5i0.13613. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/13613.. Acesso em: 21 maio. 2024.