Da música “Girl from Rio” de Anitta para o campo da Educação Física: uma interpretação sobre os corpos femininos
DOI:
https://doi.org/10.31668/praxia.v4i0.13364Palavras-chave:
Educação Física, Corpo humano, Música, HumanidadesResumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar como a música “Girl from Rio” da cantora Anitta pode revelar representações relacionadas ao corpo, em especial, o feminino/carioca; e de que formas contribuem sobremaneira para pensar as intervenções acadêmicas e profissionais, sobretudo no campo da Educação Física escolar. Fundamentou-se metodologicamente na análise de conteúdo da letra da música em tela com base em enunciações linguísticas. Os resultados indicaram que tal música revela aspectos socioculturais referentes à diversidade, aos estereótipos ou à mercadorização e à sexualização dos corpos cariocas femininos. Concluiu-se que a área da Educação Física pode se apropriar desses tipos de materiais artísticos a fim de problematizar os processos identitários relacionados ao corpo, especialmente no âmbito educacional.