Da música “Girl from Rio” de Anitta para o campo da Educação Física: uma interpretação sobre os corpos femininos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/praxia.v4i0.13364

Palavras-chave:

Educação Física, Corpo humano, Música, Humanidades

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar como a música “Girl from Rio” da cantora Anitta pode revelar representações relacionadas ao corpo, em especial, o feminino/carioca; e de que formas contribuem sobremaneira para pensar as intervenções acadêmicas e profissionais, sobretudo no campo da Educação Física escolar. Fundamentou-se metodologicamente na análise de conteúdo da letra da música em tela com base em enunciações linguísticas. Os resultados indicaram que tal música revela aspectos socioculturais referentes à diversidade, aos estereótipos ou à mercadorização e à sexualização dos corpos cariocas femininos. Concluiu-se que a área da Educação Física pode se apropriar desses tipos de materiais artísticos a fim de problematizar os processos identitários relacionados ao corpo, especialmente no âmbito educacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

13-12-2022

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Da música “Girl from Rio” de Anitta para o campo da Educação Física: uma interpretação sobre os corpos femininos. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 4, p. e2022012, 2022. DOI: 10.31668/praxia.v4i0.13364. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/13364.. Acesso em: 17 maio. 2024.