CORPO, APARÊNCIA E MERCADO DE TRABALHO NO DISCURSO MIDIÁTICO

Autores

  • Marcos Roberto Godoi
  • Jocaf Leitner Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (CEFAPRO).

Palavras-chave:

corpo, aparência, mercado de trabalho, mídia.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi compreender os discursos sobre corpo, aparência e mercado de trabalho na mídia. O corpus de análise foi constituído por sequências discursivas e imagens de diferentes gêneros do discurso. O estudo foi desenvolvido com base na Análise do Discurso (AD), na Semiologia e na literatura específica que aborda o tema. Concluímos que os discursos constroem imperativos e coerções estéticas baseados na “boa aparência”, segundo os quais seria possível atingir o sucesso na vida pessoal e profissional. Estes discursos ancoram-se na formação discursiva e ideológica do Neoliberalismo, segundo a qual tudo depende do indivíduo, do seu esforço e sorte.

Biografia do Autor

  • Marcos Roberto Godoi
    Licenciado em Educação Física (1999) e mestre em Estudos da Linguagem (2006) pela UFMT. Professor da Rede Municipal de Educação de Cuiabá-MT. Membro dos grupos de pesquisa Sociologia da Linguagem e Educação e Corpo, Educação e Cultura da UFMT.
  • Jocaf Leitner, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (CEFAPRO).
    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (1996). Especialista em Ciências da Educação (UNIVAG), Educação Física e Esportes (UFMT) e Tecnologias em Educação (PUC-Rio). Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), na linha de pesquisa: educação e diversidades. É professor efetivo da rede estadual (MT) e municipal (Cuiabá/MT), atuando como professor formador no Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapro) de Cuiabá-MT. 

Downloads

Publicado

2013-08-21

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

CORPO, APARÊNCIA E MERCADO DE TRABALHO NO DISCURSO MIDIÁTICO. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 8–26, 2013. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/1314.. Acesso em: 12 maio. 2024.