Catira Digital: as danças populares nas aulas de Educação Física em formato remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/praxia.v4i0.13087

Palavras-chave:

Educação Física, Dança, Ensino remoto emergencial, Catira

Resumo

Este artigo relata o trato com a Catira, uma dança popular típica da região centro-oeste do Brasil, nas aulas de Educação Física em formato remoto. As intervenções foram planejadas para três turmas do 1° ano do ensino fundamental, de uma escola pública do município de Senador Canedo, durante o segundo módulo do Programa de Residência Pedagógica. Ao longo do planejamento, nos aproximando da metodologia crítico-superadora, tivemos como objetivo apresentar conceitos importantes das danças populares, além de possibilitar a vivência, em formato remoto de forma assíncrona, da Catira. Após as intervenções, constatamos um baixo número de alunos que participam das aulas de Educação Física em formato remoto. Nota-se, portanto, que esse formato de ensino que privilegia apenas aqueles que possuem acesso à internet e às tecnologias, não cumpre com o real papel da educação pública: ser o local de ensino democrático.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

01-08-2022

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Catira Digital: as danças populares nas aulas de Educação Física em formato remoto. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 4, p. e2022008, 2022. DOI: 10.31668/praxia.v4i0.13087. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/13087.. Acesso em: 17 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)