Aspectos relacionados à intenção de contratar o serviço de treinamento personalizado: pesquisa de acordo com o sexo, a idade e o interesse para a prática de exercícios físicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/praxia.v4i0.13039

Palavras-chave:

Educação Física e treinamento, Prática individual, Estudos transversais

Resumo

Esse estudo investigou aspectos que podem impactar na intenção de contratação do serviço de personal trainer, de forma específica com relação ao sexo, idade e objetivo para a prática de exercícios físicos (estética, saúde ou condicionamento físico). Para a coleta dos dados, foram utilizados formulários online e uma escala validada (PALAZZI JUNIOR; CARDOSO, 2017). Foram analisadas as seguintes categorias: intenção de compra, habilidades sociais, aparência física e familiaridade. Participaram 313 pessoas sem o serviço contratado, sendo que destas 223 apresentaram a intenção de contratar. Os resultados mostraram maior intenção de contratar pelas mulheres, bem como pelos participantes com idade igual ou maior a 40 anos, que também ressaltaram a importância da aparência física e condicionamento físico do profissional. Dentre os que têm a “saúde” como objetivo, foi verificada a preferência de treinar ao ar livre e menor familiaridade com o exercício físico quando comparados aos outros objetivos “estética” e “condicionamento físico”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

16-10-2022

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Aspectos relacionados à intenção de contratar o serviço de treinamento personalizado: pesquisa de acordo com o sexo, a idade e o interesse para a prática de exercícios físicos. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 4, p. e2022011, 2022. DOI: 10.31668/praxia.v4i0.13039. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/13039.. Acesso em: 21 maio. 2024.