As relações de poder em Michel Foucault: reflexões teóricas e aproximações com o corpo, saúde e Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/praxia.v4i0.12592

Palavras-chave:

Poder, Corpo, Educação Física, Saúde

Resumo

O objetivo deste ensaio está em propor uma imersão no pensamento de Foucault a respeito do conceito de poder, estabelecendo relações com a Educação Física, o corpo e a saúde. Dialogamos predominantemente com um compilado de textos da “Microfísica do Poder” e do livro “Vigiar e Punir”, principalmente ao que se refere às relações entre o poder, a disciplina e a sociedade disciplinar. Intentamos fazer um esforço para mostrar como estes conceitos ou relações estão presentes “economicamente e politicamente” na biopolítica da Educação Física revestida no controle e da positividade do corpo dos sujeitos que usufruem do trabalho (técnicas) e saberes científicos utilizados pelos profissionais da Educação Física, contribuindo para que os corpos sejam uteis à sociedade burguesa.

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Publicado

06-05-2022

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

As relações de poder em Michel Foucault: reflexões teóricas e aproximações com o corpo, saúde e Educação Física. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 4, p. e2022005, 2022. DOI: 10.31668/praxia.v4i0.12592. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/12592.. Acesso em: 16 maio. 2024.