Dança Inclusiva: dilemas na formação profissional
DOI:
https://doi.org/10.31668/praxia.v4i0.12269Palavras-chave:
Projeto pedagógico, Dança Inclusiva, Formação profissionalResumo
A temática desta pesquisa é a Dança Inclusiva, o seu eixo de análise é a formação de professores de Educação Física e de Dança. O objetivo geral do artigo é analisar o currículo (projetos pedagógicos – PPCs) dos cursos de graduação dessas áreas para saber em que medida subsidiam o processo de inclusão de pessoas com deficiência, tendo a Dança como instrumento. O marco teórico é o Materialismo Histórico Dialético, e através de uma pesquisa empírica com documentos dos cursos em tela, das cincos regiões geopolíticas brasileiras, sendo 15 PPCs analisados com a finalidade de desvelar o contexto da formação acadêmica. A Dança Inclusiva, é uma proposta de formação integral destes sujeitos, que busca solucionar exclusões sociais decorrentes dos estereótipos da sociedade, cujos pressupostos revelaram a Dança Inclusiva como componente indispensável em algumas IES, porém escasso na realidade de outras.