Os conteúdos de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/praxia.v3i0.11742

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Educação Física, Professor

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar como os professores de Educação Física do município de Icó-CE selecionam os conteúdos para suas aulas. O estudo caracteriza-se de cunho qualitativo do tipo descritivo, realizado com seis professores de Educação Física que atuam nas escolas públicas e privadas da zona urbana da cidade de Icó-CE. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado contendo seis questões abertas. Os resultados mostram que os conteúdos de Educação Física são determinados por documentos elaborados pelo Ministério da Educação e agrupados em blocos. Sobre os conteúdos aplicados nas aulas, observa-se que as aulas são ministradas de forma teórica e prática, tendo como objeto de estudo os esportes, jogos e brincadeiras, lutas, ginástica, dança, conhecimento sobre o corpo. Concluímos que os professores utilizam os documentos elaborados por órgãos competentes como suporte na escolha dos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

18-12-2021

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Os conteúdos de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 3, p. e2021006, 2021. DOI: 10.31668/praxia.v3i0.11742. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/11742.. Acesso em: 22 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)