Relação entre as alterações posturais ocasionadas pelo excesso de peso da mochila escolar e sua incidência no sistema locomotor de escolares do município de Guarabira-PB

Palavras-chave: Escolares, Alterações posturais, Mochilas escolares

Resumo

A saúde escolar tem sido objeto de atenção, devido às alterações posturais e dores lombares em crianças e adolescentes. As alterações posturais acompanhadas de dores podem ter várias causas. Segundo estudos relacionados às atividades nas escolas, ficar longo período na postura sentada, o transporte de mochilas escolares, bem como a carga transportada e o modelo das mochilas podem contribuir para o desenvolvimento das alterações posturais e dores musculoesqueléticas. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo relacionar o excesso de peso das mochilas com possíveis desvios posturais presentes em escolares do município de Guarabira/PB. A metodologia de pesquisa empregada será de campo, de caráter qualitativo, com aplicação de questionário a fim de atender o objetivo proposto nesta pesquisa. Concluiu-se que os estudantes transportam o tipo certo de mochila, mas carregam um peso maior que o recomendado, apresentando dores que podem atrapalhar em outras atividades e se não forem sanadas, podem permanecer por um bom tempo.

Publicado
2021-06-08
Como Citar
MENDES, R.; DA SILVA, F. J. Relação entre as alterações posturais ocasionadas pelo excesso de peso da mochila escolar e sua incidência no sistema locomotor de escolares do município de Guarabira-PB. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, v. 3, p. e2021003, 8 jun. 2021.
Edição
Seção
Artigos Originais