O corpo no Instagram: um olhar sobre as postagens do mundo fitness

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46878/praxia.v3i0.11232

Palavras-chave:

Corpo humano, Aplicativos móveis, Indicadores de sociedade da informação

Resumo

Nos últimos anos, sob influência das mídias digitais, os investimentos no corpo com exercícios, dieta, cosméticos, ganharam um aliado significativo. Com à ampliação dessa visibilidade, este trabalho objetivou debater o culto ao corpo divulgado pelos aplicativos, a partir da identificação de duas Instagrammers mais mencionadas por usuárias de academias de ginástica. Realizou-se uma pesquisa descritiva, qualitativa, inicialmente, com 22 frequentadoras de duas academias por meio de um questionário estruturado com questões abertas, sendo a segunda fase, a observação de postagens no Instagram. A partir dos dados do questionário chegou-se ao modelo de corpo divulgado por duas Instagrammers, as quais são a principal inspiração deste corpo ideal. Pelas observações das postagens dessas Digital Influencers, infere-se que a dieta, os treinamentos e as roupas sejam os focos na valorização do corpo feminino, os quais se tornam referência para as alunas das academias como consequência deste aplicativo ligado à Indústria Cultural.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

13-06-2021

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O corpo no Instagram: um olhar sobre as postagens do mundo fitness. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 3, p. e2021001, 2021. DOI: 10.46878/praxia.v3i0.11232. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/11232.. Acesso em: 16 maio. 2024.