Uma perspectiva esquizoanalítica do conhecimento: notas acerca da relação entre corpo, desejo e percepção

Palavras-chave: Corpo humano, Percepção, Poder (Psicologia), Filosofia

Resumo

O objetivo neste artigo é fornecer elementos para a investigação das relações entre o “corpo que conhece” e o corpo produzido pelo regime escolar, de modo a oferecer algumas ferramentas da Esquizoanálise que se abriga sob a Psicologia Política/Psicologia da Diferença para pensar a práxis do educador físico em contexto escolar. Discutimos corpo, percepção e desejo a partir de nossas pesquisas com o referencial esquizoanalítico. Compreendemos que a esquizoanálise possibilita novas ferramentas para a prática educacional. Desse modo intentamos ferramentas de análise e de construção de fugas em meio ao instituído.

Publicado
2020-06-19
Como Citar
SETEMBRINO, A.; GIMENES, L. F. Uma perspectiva esquizoanalítica do conhecimento: notas acerca da relação entre corpo, desejo e percepção. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, v. 2, p. e2020004, 19 jun. 2020.
Edição
Seção
Artigos Originais