Como se forma um professor de Educação Física? Análises sobre a formação humana, o currículo e a formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46878/praxia.v2i0.10589

Palavras-chave:

Currículo, Educação de Professores, Educação Física

Resumo

O presente estudo realiza uma análise dos conhecimentos selecionados para compor o currículo dos cursos de Licenciatura Presencial em Educação Física, os quais são ofertados por cinco IES localizadas em Goiânia-GO, explicitando as relações de hegemonia estabelecidas entre as disciplinas que compõe os mesmos. Para desenvolver tal investigação, foram realizadas discussões teórico-conceituais sobre as concepções de ser humano e sociedade da filosofia materialista histórico-dialética e a Teoria Histórico-Cultural. Ademais, tratamos sobre o processo histórico de constituição dos cursos de formação docente em Educação Física, enfatizando os modelos curriculares que os caracterizaram. A análise dos conhecimentos selecionados para compor os currículos dos cursos de formação de professores em Educação Física, aponta para uma hegemonia dos conteúdos relacionados à Ginástica e ao Esporte. Somando-se a isto, foram identificados indícios de uma desvalorização dos conteúdos referentes às Lutas e aos Jogos e Brincadeiras.

 

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Publicado

2020-06-18

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Como se forma um professor de Educação Física? Análises sobre a formação humana, o currículo e a formação docente. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 2, p. e2020001, 2020. DOI: 10.46878/praxia.v2i0.10589. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/10589.. Acesso em: 13 maio. 2024.