Como se forma um professor de Educação Física? Análises sobre a formação humana, o currículo e a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.46878/praxia.v2i0.10589Palavras-chave:
Currículo, Educação de Professores, Educação FísicaResumo
O presente estudo realiza uma análise dos conhecimentos selecionados para compor o currículo dos cursos de Licenciatura Presencial em Educação Física, os quais são ofertados por cinco IES localizadas em Goiânia-GO, explicitando as relações de hegemonia estabelecidas entre as disciplinas que compõe os mesmos. Para desenvolver tal investigação, foram realizadas discussões teórico-conceituais sobre as concepções de ser humano e sociedade da filosofia materialista histórico-dialética e a Teoria Histórico-Cultural. Ademais, tratamos sobre o processo histórico de constituição dos cursos de formação docente em Educação Física, enfatizando os modelos curriculares que os caracterizaram. A análise dos conhecimentos selecionados para compor os currículos dos cursos de formação de professores em Educação Física, aponta para uma hegemonia dos conteúdos relacionados à Ginástica e ao Esporte. Somando-se a isto, foram identificados indícios de uma desvalorização dos conteúdos referentes às Lutas e aos Jogos e Brincadeiras.