PRESENÇA DE DOR EM IDOSOS PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA ANTES E DURANTE PANDEMIA POR COVID-19 NO INTERIOR DO AMAZONAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/movimenta.v16i3.13972

Palavras-chave:

Idosos, Dor, Atividade Física, Pandemia

Resumo

Introdução: O isolamento social devido a Covid-19 impactou a prática de atividade física e, em alguns casos, levou a adoção de comportamento sedentário entre os idosos. Tal fato pode acarretar problemas como o aumento na intensidade de dor. A prática de atividade física parece contribuir para a redução desse sintoma nesse público. Objetivo: Descrever e caracterizar a presença de dor em idosos praticantes de atividades físicas no interior do Amazonas em dois períodos: antes e durante a pandemia de Covid-19. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo longitudinal, com uma amostra de 66 idosos que praticavam atividades físicas duas vezes por semana. Os dados relacionados ao nível de dor foram coletados por meio das escalas numérica e de faces. Para a análise dos dados utilizou-se o Microsoft Office 365 e o IBM/Stata MP, versão 14.0. Resultados: Os resultados obtidos na avaliação realizada por meio da escala numérica demonstram que houve uma redução significativa na intensidade da dor (p<0.0144) no período durante a pandemia. Já na avaliação da intensidade de dor realizada com a escala de faces, não foi possível observar diferença significativa (p=0.9606) ao se comparar os dois períodos analisados. Conclusão: Ao se comparar os períodos antes e durante a pandemia de Covid-19, observou-se que os idosos praticantes de atividade física, residentes no interior do Amazonas, não apresentaram aumento na intensidade de dor. A avaliação realizada por meio da escala de numérica demonstrou uma diminuição significativa nessa intensidade de dor durante a pandemia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Johrdy Amilton da Costa Braga, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

    Fisioterapeuta formado pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Mestrando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

  • Yandra Alves Prestes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
    Bacharel em Fisioterapia pelo Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Coari, Amazonas, Brasil. Especialista em Gerontologia e Cuidado ao Idoso pela Faculdade Metropolitana de São Paulo, Ribeirão Preto.
  • Cristina Rocha Queiroz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

    Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal do Amazonas.

  • Ellem Nara Tananta Dantas, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

    Bacharel em Fisioterapia pelo Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

  • Tatiana Araujo da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

    Bacharel em Fisioterapia pelo Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

  • Anna Quialheiro Abreu da Silva, Universidade do Minho, Portugal.

    Phd Public Health Junior Research Life and Health Sciences Research Institute University of Minho

  • Elisa Brosina de Leon, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

    Docente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF, Manaus - AM

  • Hércules Lázaro Morais Campos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

    Docente do curso de Fisioterapia do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Coari, Amazonas, Brasil. Graduado em Fisioterapia, Especialista em Fisioterapia Geriátrica, Mestre em Fisioterapia e Doutorando em Saúde Coletiva.

Downloads

Publicado

05-12-2023

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

PRESENÇA DE DOR EM IDOSOS PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA ANTES E DURANTE PANDEMIA POR COVID-19 NO INTERIOR DO AMAZONAS. (2023). Movimenta (ISSN 1984-4298), 16(3), e20230022. https://doi.org/10.31668/movimenta.v16i3.13972

Artigos Semelhantes

11-20 de 211

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.