ASSOCIAÇÃO ENTRE FUNÇÃO COGNITIVA E ATIVIDADES MOTORAS GROSSAS DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.31668/movimenta.v15i3.13063Palavras-chave:
Transtorno do espectro autista, cognição, habilidades motorasResumo
Objetivo: Explorar a associação entre a função cognitiva e as atividades motoras grossas de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Métodos: Foi realizado um estudo observacional transversal exploratório com crianças com idade entre 5 a 12 anos que se encontravam em reabilitação. Para rastreio da função cognitiva foi utilizado o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) e para avaliar as atividades motoras grossas foi utilizada as dimensões D e E da Medida de Função Motora Grossa (Gross Motor Function Measure – GMFM-88). Análise de regressão simples foi realizada entre a pontuação total do MEEM e os escores das dimensões D e E do GMFM-88 e o tamanho do efeito (f) foi calculado. Resultados: Foram avaliadas 33 crianças e a pontuação do MEEM foi significativamente associada e capaz de explicar 49% da variabilidade do escore da dimensão D do GMFM (p=0,0001; f=0,96) e 58% da variabilidade do escore da dimensão E do GMFM (p=0,0001; f=1,38). Conclusão: A função cognitiva apresentou forte associação e foi capaz de explicar desfechos de atividades motoras em crianças com TEA entre 5 e 10 anos de idade. Esses achados podem contribuir para o conhecimento de aspectos importantes a serem considerados na avaliação e planejamento terapêutico do processo de reabilitação de crianças com TEA.