AVALIAÇÃO E COMPARAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS ESCOLARES E PRATICANTES DE GINÁSTICA ARTÍSTICA

Autores

  • Bianca Gondim Nascimento
  • Bárbara Caixeta de Carvalho Leão
  • Jadiane Dionisio Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.31668/movimenta.v15i2.13054

Palavras-chave:

Desenvolvimento humano, Ginástica, Criança, Habilidade Motora, Atividade física.

Resumo

As competências motoras passam por modificações no decorrer dos anos sendo o treino desportivo um fator determinante e independente. O objetivo deste estudo foi avaliar e comparar a influência da prática de ginástica artística no desenvolvimento motor de crianças entre 7 a 12 anos. Foi realizado um estudo prospectivo, observacional e transversal, de caráter avaliativo e comparativo, aplicando a Bateria Psicomotora e uma ficha estruturada em 20 crianças praticantes de ginástica artística e 20 escolares que não realizavam a atividade. Os dados foram analisados pelo pacote BioEstat 5.0, com o teste t de Student e valor de p menor ou igual a 0,05. O grupo 1, praticava ginástica artística em média 3 vezes na semana, desta população composta por 60% caucasianas, e 85% do sexo feminino, com peso médio de 29,54Kg e idade média de 8,85 anos. No grupo de escolares, 80% eram caucasianos e 75% do sexo feminino, peso médio de 33,71Kg e idade média de 8,85 anos. Foram observadas diferenças significativas entre os grupos na variável praxia global (t: -2,25; p: 0,01) e pontuação total da escala (t: -3,33; p: 0,00). Conclui-se que a ginástica artística influência positivamente o desenvolvimento motor de crianças entre 7 a 12 anos.

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Publicado

11-08-2022

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

AVALIAÇÃO E COMPARAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS ESCOLARES E PRATICANTES DE GINÁSTICA ARTÍSTICA. (2022). Movimenta (ISSN 1984-4298), 15(2), e20220018. https://doi.org/10.31668/movimenta.v15i2.13054

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