EXPECTATIVAS DO ACADÊMICO DE FISIOTERAPIA EM RELAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO

Palavras-chave: Fisioterapia; Mercado de trabalho; Estudantes

Resumo

RESUMO

 

Introdução: o conhecimento prévio acerca do mercado de trabalho faz com que o estudante ou profissional recém-formado reconheça todas as possibilidades que a profissão pode oferecer, além da preparação deste aluno para este mercado. Objetivo: averiguar as expectativas do acadêmico de fisioterapia em relação ao mercado de trabalho. Metodologia: estudo transversal e analítico com 150 acadêmicos de Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Foram incluídos alunos de ambos os sexos e todos os períodos, e excluídos os menores de 18 anos de idade. Para a coleta de dados foi utilizado a Ficha de Dados Sociodemográficos, o Questionário Socioeconômico da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa e a Ficha de Registro das Expectativas do Acadêmico de Fisioterapia. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da PUC-GO e todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados: os estudantes apresentaram uma perspectiva otimista em relação ao mercado de trabalho, pretendiam aprimorar seus conhecimentos após a conclusão da graduação e se mostraram safisfeitos com o curso. Conclusões: se destacaram algumas características empreendedoras importantes nos estudantes, visando excelência em seu futuro trabalho, e a satisfação em relação ao curso que gerou a expectativa de uma maior renda salarial no primeiro ano de atuação profissional.

 

Palavras-chave: Fisioterapia; Mercado de trabalho; Estudantes.

Biografia do Autor

Jhennifer Hellen Araújo Morais, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Fisioterapeuta pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, pós graduanda em fisioterapia cardiopulmonar e terapia intensiva na faculdade CEAFI Goiás.

Alex Carrér Borges Dias, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mestre e Doutorando em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, Docente do curso de fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Clayson Moura Gomes, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutor em Medicina Tropical e Saúde Pública pela Universidade Federal de Goiás, Docente do curso de medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Publicado
2021-12-14
Como Citar
Morais, J. H., Borges Dias, A., & Gomes, C. (2021). EXPECTATIVAS DO ACADÊMICO DE FISIOTERAPIA EM RELAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO. Movimenta (ISSN 1984-4298), 14(3), 844-852. https://doi.org/10.31668/movimenta.v14i3.11747
Seção
Artigo Original