ENSINO DE GEOCIÊNCIAS: PALEONTOLOGIA E GEOLOGIA UMA ABORDAGEM BASEADA NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Autores
ROSELY VAZ BERNARDES SILVA
Mestranda em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Goiás. Professora
efetiva da Rede Estadual do Estado de Goiás, Uruana/GO
CLAUDIO MAGALHÃES DE ALMEIDA
Prof. Doutor, Universidade Estadual de Goiás, no Programa de Pós Graduação em
Ensino de Ciências – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Anápolis/GO
MARCELO DUARTE PORTO
Prof. Doutor, Universidade Estadual de Goiás no Programa de Pós Graduação em
Ensino de Ciências – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Anápolis/GO
O ensino de Geociências (paleontologia e geologia) tem uma importância fundamental dentro do contexto histórico, pois abrange grandes partes de entendimento e compreensão de diferentes componentes da terra e a evolução dos seres vivos no planeta. O principal objetivo deste artigo visou verificar como a aprendizagem significativa pode contribuir no ensino de Geociências e quais contribuições a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel podem ser inseridas no ensino de Geociências. Dessa forma, foi realizada uma revisão bibliográfica com intuito de promover uma reflexão sobre o ensino de Geociências no ensino fundamental. Com base nos resultados obtidos pode-se concluir que a compreensão e entendimento da Teoria da Aprendizagem Significativa é essencial para o desenvolvimento do processo de ensino adequado com as demandas da comunidade escolar atual.