ANÁLISE DA COLAPSIVIDADE DE UM SOLO TROPICAL DA REGIÃO DE GOIÂNIA-GO

Autores

  • ALEXANDRE GARCÊS DE ARAUJO Doutorando PPGA-UFG / Docente e Pesquisador da Universidade Estadual de Goiás / Engenharia Civil - Campus Henrique Santillo, Anápolis (GO)
  • CAMILLA RODRIGUES BORGES Docente do IFTO / Engenharia Civil
  • EDER CHAVEIRO ALVES Doutorando PPGA-UFG / Docente e Pesquisador da Universidade Estadual de Goiás / Engenharia Civil - Campus Henrique Santillo, Anápolis (GO)
  • RICARDO CHAVEIRO ALVES Aluno voluntário da Universidade Estadual de Goiás / Engenharia Civil - Campus Henrique Santillo, Anápolis (GO).
  • VLADIA CORRECHEL Doutora pela USP / Docente e pesquisadora do PPGA/UFG - Escola de Agronomia

Palavras-chave:

Colapso. Duplo Edométrico. Solo Argiloso. Solo Tropical.

Resumo

O presente artigo, através da realização de ensaios de laboratório, demonstra o comportamento geotécnico do solo e enfatiza a colapsividade do solo argiloso de alta porosidade encontrado na cidade de Goiânia-GO. Com o objetivo de caracterizar esse solo, quanto ao seu comportamento colapsível, foram realizados ensaios de caracterização e Tensaio oedométrico duplo. A partir desses ensaios, observou-se o elevado valor do índice de vazios, fato que demonstra um indício da colapsividade do material, principalmente por se tratar de solo argiloso. Os índices de compressão obtidos por meio dos ensaios oedométrico duplos apresentaram valores semelhantes, porém a pressão de pré-adensamento foi 77,5% menor para o solo inundado, indicando que nesta situação, apesar dos índices de compressão serem semelhantes, as grandes deformações se iniciam para menores pressões. Na análise de colapso, pode-se observar que este fenômeno já ocorre no processo de inundação e apresentou um alto potencial de colapso para as demais tensões aplicadas.

Downloads

Edição

Seção

Artigos