MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL:
UMA ANALISE DA LIDERANÇA COMO FERRAMENTA MOTIVACIONAL DE UMA EQUIPE DE VENDAS
DOI:
https://doi.org/10.31668/mirante.v16i2.14118Resumo
O objetivo desse trabalho foi analisar a relação entre a liderança e a motivação do colaborador e mostrar como a liderança pode ser uma ferramenta de motivação e desenvolvimento de equipe de vendas. Atualmente os consumidores buscam empresas que podem oferecer um diferencial e as empresas estão tendo que se adequar a essas demandas, já que os preços, tecnologias e produtos oferecidos são bem parecidos. E para que possam ter um diferencial que se destaque e mantenha a organização no mercado, as empresas estão sendo forçadas a buscarem novas competências, novas estratégias de motivação do funcionário, além de buscar formas de influenciar o colaborador a focar nos objetivos. Sendo assim, o papel da liderança também precisa ser adequado a esse novo cenário. Em vista disso, é essencial que as organizações repensem suas formas de gestão e liderança, afim de melhorar a motivação e comprometimento de seus funcionários. O trabalho de forma geral pode mostrar que um líder que respeita, ouve opiniões e ideias, pode ser capaz de influenciar e motivar pessoas; pode não ser capaz de transformar um cenário de incertezas, mas é capaz de fazer com que seus liderados sejam produtividade mesmo num ambiente desfavorável.
Palavras chaves: Motivação. Liderança. Equipe