PROFESSOR DE APOIO E SUAS ATUAÇÕES NA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS:

exemplo de caso

  • Antonio Carlos Freire Sampaio UFU - Universidade Federal de Uberlândia, Câmpus Santa Mônica, Uberlândia - MG
  • Lucimar Fernandes Professora do Estado de Minas Gerais

Resumo

O artigo refere a inclusão dos alunos com deficiência nas escolas comuns que vem acontecendo lentamente. Um dos direitos conseguidos foi a contratação de professores de apoio, tendo início no ano de 2010 na Escola Estadual pesquisada do Município de Uberlândia – MG. Esses professores atendem alunos com deficiências mais severas, as quais os incapacitam de participar sozinhos das atividades da sala de aula. Os professores de apoio são responsáveis pelas adaptações curriculares dos alunos atendidos, auxiliando-os em todas as atividades escolares. São profissionais graduados em licenciatura com especialização em Educação Especial ou Educação Inclusiva. Também são exigidos cursos de aperfeiçoamento específicos, de acordo com as necessidades dos alunos que serão atendidos, como, por exemplo, Comunicação Alternativa, Braille, Tecnologia Assistiva, Libras, entre outros. A contratação desses profissionais está sendo fundamental para a inclusão dos alunos com deficiência, entretanto, durante sua prática são observados problemas que precisam ser sanados. O mais impactante é a falta de conhecimento sobre as responsabilidades do professor de apoio, por parte de todos os profissionais da Escola. Isto faz o trabalho perder o foco e não obter os resultados esperados. O objetivo principal desta pesquisa é analisar as atribuições dos professores de apoio à Inclusão das crianças com deficiências. Na presente pesquisa utilizou como metodologia a pesquisa qualitativa, neste tipo de pesquisa o pesquisador além de buscar dados, possibilita a busca de entendimento sobre a função do professor de apoio à Inclusão e de sua relação com o professor regente ou professor de disciplinas/aulas.

Palavras – chave: Deficiência, Educação Inclusiva, Professor de Apoio à Inclusão.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Freire Sampaio, UFU - Universidade Federal de Uberlândia, Câmpus Santa Mônica, Uberlândia - MG
Professor do Instituto de Geografia da UFU
Publicado
2020-08-07
Seção
Artigos