LETRAMENTO DIGITAL: USO DO YOUTUBE PARA ALÉM DA SALA DE AULA

Autores

  • Priscila Nascimento Marcelino Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Nismária Alves David Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Resumo

O artigo aborda o letramento digital, a partir da utilização da mídia social YouTube como um meio de estender o conhecimento para além da sala de aula. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo com os alunos do 6º ano da Escola Caminho Feliz, na cidade de Pires do Rio, Goiás, por meio da aplicação de questionários aos alunos. Como fundamentação teórica, utilizam-se Barcelos (2011), Burgess e Green (2009), Castells (1999), Gomes Júnior e Gonçalves (2016), Gonnet (2004), Miranda (2007), Oliveira et al. (2015), Soares (2003), entre outros relevantes. Os resultados revelam que o uso do YouTube pode ajudar no ensino e na aprendizagem de conteúdo, demonstrando a importância e a eficácia da utilização dessa mídia pelos professores.

Palavras-chave: TIC. Mídias. YouTube. Letramento Digital. Ensino.

Downloads

Publicado

2019-12-29