LETRAMENTO, LEITURA E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UM CASO DE APOSTILADOS
Resumo
Este projeto se baseia em pesquisa de natureza documental centrada na análise do material didático de língua inglesa produzido pelo Sistema de Ensino Positivo, destinado ao aluno do 1º ano do ensino médio. Ao analisar esse material, também conhecido no Brasil pelo nome de apostilado, tivemos, por objetivo geral, investigar como as atividades de leitura estão propostas no material didático supracitado e se estas estão em conformidade com as teorias sobre letramento, proposta teórico-metodológica das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM). Para a análise deste material, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos de Soares (2009), Freire (2011), Marchuschi (2009) e Bakhtin (2011). Concluímos que a formação de alunos criticamente engajados nas práticas sociais que envolvem a compreensão escrita é proposta pouco enfatizada pelas atividades de leitura do apostilado analisado.
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