A IMAGEM FEMININA NAS CANTIGAS DE SANTA MARIA, DE D. AFONSO X, E NOS CONTOS “COM SUA VOZ DE MULHER” E “A MOÇA TECELÔ, DE MARINA COLASANTI

  • Elenir Batista de Souza Carvalho Colégio Estadual Dr. Francisco Accioli
  • Edilson Alves de Souza Universidade Estadual de Goiás https://orcid.org/0000-0002-1755-3803
  • Vanessa Gomes Franca Universidade Federal de Goiás

Resumo

Nesse artigo, analisamos algumas Cantigas de Santa Maria, de Afonso X, e os contos “Com sua voz de mulher” e “A Moça Tecelã”, de Marina Colasanti, com o objetivo de investigar a representação da mulher em tais textos. Selecionamos as Cantigas de Santa Maria, para melhor compreendermos como a imagem feminina é construída através do olhar masculino de Afonso X, O Sábio. Elegemos os contos de Colasanti, visto que a autora tece uma narrativa, abordando a problemática da natureza e da singularidade da mulher. Fundamentamos nossa pesquisa em: Araújo e Carvalho (2015), Franca, Souza, Dias e Farias (2009), Leão (2007), dentre outros.

Biografia do Autor

Elenir Batista de Souza Carvalho, Colégio Estadual Dr. Francisco Accioli

Especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade Estadual de Goiás. Graduada em Letras Português/Inglês e graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás. É professora de Língua Portuguesa e Inglês no Colégio Estadual Dr. Francisco Accioli. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa/GEPELLP. Suas áreas de interesse e pesquisa são: literatura medieval e literatura brasileira contemporânea, com ênfase na representação da mulher; Contação de histórias; Letramento Literário. E-mail: annasofiaguimaraes@hotmail.com.

Vanessa Gomes Franca, Universidade Federal de Goiás

Doutora e Mestre em Letras e Linguística (Estudos Literários) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás e licenciada em Letras Português/Francês pela mesma universidade. Entre 2017 e 2018, desenvolveu a pesquisa de Pós-doutorado O personagem escritor e a questão da narrativa metaficcional na Literatura Infantil e Juvenil brasileira, no PPGLL da Faculdade de Letras da UFG, com bolsa PNPD/CAPES. É docente da disciplina Literatura infantil e juvenil na educação básica no curso de Especialização em Estudos Literários e Ensino de Literatura, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Desenvolve pesquisas, principalmente, nos seguintes temas: Literatura Infantil e Juvenil brasileira; Metaficção; Bestiário medieval; Cronística dos séculos XVI e XVII; Narrativa brasileira moderna e contemporânea; Tradução. É membro do Grupo de Pesquisa “Estudos sobre a narrativa brasileira contemporânea” (CNPq/UFG) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa/GEPELLP. E-mail: Francavg@hotmail.com.

Publicado
2022-02-18