DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

  • Debora Carla de Souza Carvalho UFCAT (em implantação)
  • Tatiana Guimarães Sampaio
  • Gessiene Soares dos Santos

Resumo

Resumo: Todos foram surpreendidos em 2020 pela pandemia causada pelo novo vírus COVID-19. O impacto foi assustador em todos os âmbitos da sociedade, tornando-se um cenário de caos mundial. Praticamente a humanidade foi obrigada reaprender a viver, não foi diferente no cenário escolar. Equipe gestora, professores, alunos e família, ou seja, a comunidade escolar teve a necessidade de buscar novas possibilidades para o ensino-aprendizagem, já que o ensino presencial foi suspenso por tempo indeterminado. Então, o que não era bem aceito pela ala tradicional pedagógica passa ser imprescindível para oferecer o ensino e alcançar a aprendizagem, que são as tecnologias digitais e as metodologias ativas (ensino híbrido). As metodologias ativas vêm para quebras os paradigmas que limitam a o processo de ensinar e aprender ao quadro negro-giz e a figura do professor como único provedor de conhecimentos. Então, essas metodologias transformam o aluno em construtor do seu próprio conhecimento por meio de ferramentas que envolvem aula invertida, espaço maker, gamificação e o ensino híbrido. Ou seja, trazem uma autonomia para o processo de ensino aprendizagem, atendendo até mesmo o que é prescrito na BNCC, o uso das tecnologias e mídias digitais. Inúmeros são os desafios enfrentados pelos profissionais da educação, pois ninguém estava preparado para tal situação, convive-se com a falta de recursos, o isolamento social, o desgaste mental por parte dos professores entre outras questões que serão abordadas no presente artigo.

Publicado
2021-07-25