PERSPECTIVAS E DESAFIOS DOS DOCENTES NA REGULAÇÃO DISCENTE NO ENSINO SUPERIOR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

  • Anderson Cavalcante Gonçalves Universidade Estadual de Goiás
  • Jordana Rodrigues Pereira Universidade Estadual de Goiás
  • Deller James Ferreira Universidade Federal de Goiás

Resumo

O ensino superior passou por significativas mudanças com a pandemia por covid-19. Por conta da rápida evolução e propagação do vírus, o ensino presencial foi suspenso em diversos países, fazendo com que o uso da tecnologia e o ensino à distância se tornassem a melhor alternativa. Este artigo tem como objetivo retratar as perspectivas e os desafios dos docentes na regulação discente no ensino superior durante a pandemia por covid-19. Para analisar as mudanças na perspectiva do docente em relação à regulação discente durante a pandemia, será analisado o uso das tecnologias, a adaptação e o uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Foi realizada uma pesquisa com docentes da Universidade Estadual de Goiás, no formato de questionário, no intuito de obter informações acerca das perspectivas e desafios dos docentes. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois revelam e permitem a análise acerca dos desafios relacionados à prática docente no que tange a regulação discente no ensino superior.

Biografia do Autor

Anderson Cavalcante Gonçalves, Universidade Estadual de Goiás

Graduado em Redes de Computadores pela Universidade Estadual de Goiás, Especialista em Segurança da Informação pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás. Professor e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores da UEG de Pires do Rio, Professor do Curso de Pedagogia da UEG de Pires do Rio. Presidente do Comitê de Bolsas da UEG de Pires do Rio. Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu da UEG de Pires do Rio.

Jordana Rodrigues Pereira, Universidade Estadual de Goiás

Acadêmica do 7º período do Curso de licenciatura em História da Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Pires do Rio. Monitora e Orientanda do Professor Anderson Cavalcante Gonçalves.

Deller James Ferreira, Universidade Federal de Goiás

Professora do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás. Pós Doutora pela University of Exeter, Inglaterra. Doutora em Educação pela Universidade de Brasília, Mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia, IME, Graduada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense.

Publicado
2021-07-25