Semana da Cultura: um projeto de formação de leitores e de incentivo à leitura em suas diversas manifestações
Resumo
O presente artigo aborda as ações desenvolvidas no projeto interdisciplinar “Semana da Cultura”, promovido pelo Colégio Estadual Dona Isabel, em Bento Gonçalves/RS, os motivos de sua realização e sua efetividade na constituição de sujeitos leitores. O aporte teórico sobre leitura e formação de leitores foi construído com base em Calvino (1993), Candido (2004), Chartier (2007), Gomes (2019), Patte (2012), Vargas Llosa (2004), Zilberman (2012), Balzan (2018) e na Base Nacional Comum Curricular (2018). O estudo de caso foi realizado por meio de observação da execução do projeto em 2019, entrevista com os organizadores e aplicação de questionários aos participantes do evento. Foram analisados o desenvolvimento das atividades e o envolvimento dos discentes com obras clássicas da literatura. O projeto promove a literatura em suas diversas manifestações (escrita, oral e visual), integrando os alunos e concedendo-lhes protagonismo em suas práticas leitoras e criação artística. Por meio da pesquisa, evidenciou-se que o projeto “Semana da Cultura”, que ocorre em um colégio frequentado por alunos de baixa renda, com pouco ou nenhum contato com a literatura, trouxe resultados positivos, já que os participantes foram incentivados a ler e a expressar-se artisticamente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DA RESPONSABILIDADE E DIREITOS AUTORAIS
- Os Direitos Autorais sobre o trabalho submetido são totalmente cedidos à Revista Mediação no ato de submissão.
- Os textos publicados na Revista Mediação são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores, devendo estes responder legalmente caso haja infração da legislação vigente.